sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Evidência Científica e Prática Clínica

 

https://www.pexels.com/pt-br/foto/livros-na-estante-de-madeira-preta-159711/


A odontologia deveria estar apoiada sempre nas melhores evidências científicas. O atendimento ao paciente deve considerar as necessidades de cada caso, associado às habilidades e recursos disponíveis em cada situação, em conjunção à evidência disponível. Desta maneira, conseguimos realizar os melhores tratamentos possíveis para cada caso em cada tempo, sem achismos ou experiências inadequadas.

O primeiro passo para uma odontologia baseada em evidência é conhecer a literatura na sua área de atuação, lembrando que a ciência está em constante evolução, sempre. À exceção da fisiologia humana, o conhecimento de hoje certamente não será o mais adequado dentro de pouco tempo.

Busque artigos em sua área e leia criticamente. Nem toda referência gera evidência científica de qualidade e que seja aplicável à realidade. Existe, infelizmente, muito "jogo político" também no ambiente acadêmico e isto precisa ser filtrado. Não se fie à mídia tradicional, a ciência verdadeira pode não ser traduzida adequadamente à linguagem leiga, gerando ruído ou até desinformação. Colete seus artigos em várias fontes técnicas e saiba que não existe artigo perfeito. 

Adeque a ciência à sua realidade pois os artigos científicos são gerados com grupos específicos de pessoas sob determinadas condições, realidades e mesmo culturas. 

Leia sempre criticamente. Saiba avaliar se o estudo gera conhecimento aplicável. Estudos possuem limitações que costumam, quando bem feitos, estar descritas. Atenção a estes aspectos e limitações baseando-se na realidade dos seus pacientes.

Atenção ao tipo de estudo. Os que são in vitro e de animais podem gerar conhecimento relevantes para entender diversos processos metabólicos e tratamentos, mas precisam ser confirmados antes por estudos em seres humanos (in vivo), com níveis de qualidade maiores, antes de serem aplicados. Considere protocolos publicados como trilhas, não trilhos.

O seu objetivo não deve ser simplesmente aplicar artigos científicos ou a divulgação de seu trabalho. A meta deve ser oferecer o melhor tratamento para o paciente, em termos de eficácia, conforto, segurança e longevidade. Em suma, utilizar a odontologia baseada em evidência é apenas uma importante (essencial) parte do objetivo ao atendimento de excelência. Use a inteligência, associe a fisiologia à ciência. Seja profissional e bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.