quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Prótese Parcial Removível em Resina Acetal - Caso Clínico

       
    As próteses parciais removíveis (PPR) são peças que substituem vários dentes apoiadas em poucos pilares dentais. Elas possuem diversas indicações e seu uso data de bem mais que 50 anos. Atualmente, com o advento dos implantes odontológicos, tal tipo de tratamento perdeu bastante indicação e manufatura nos consultórios. Entretanto, ela ainda possui suas indicações, ainda que mais restritas.
    Na postagem deste mês destacamos um caso de uma paciente de 59 anos que possuía desdentamento posterior inferior bilateral e não possuía condições sistêmicas para indicação de reabilitação com implantes osseointegráveis. Ela compareceu ao nosso consultório com queixa estética e de experiência frustrada na tentativa do uso de outras três próteses parciais removíveis convencionais. Como não tínhamos outras alternativas, propusemos o uso de uma PPR feita em resina acetal que vem sendo utilizada há alguns anos e possui maior leveza e estética, aumentando as chances de adaptação da paciente. Feita a PPR, o trabalho já está com um ano e a paciente se encontra satisfeita com o tratamento. Acompanhe as fotos do caso abaixo.

PPR inferior em Resina Acetal

Visão com espelho - notar ausência de estrutura metálica


Peça em boca (visão interna) - grande conforto relatado pela paciente

Exposição vestibular da peça e com alto potencial estético (grampos quase desaparecem)
    Mesmo os tratamentos mais antiquados possuem suas novas tecnologias, converse com seu dentista e saiba que a solução pode ser mais simples e adequada do que parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.