segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Exames de Imagem



                                      RX, TC, RM...     

 
   
     Os exames de imagem são métodos auxiliares de diagnóstico e tratamento que, infelizmente em alguns casos, costumam ser negligenciados por "profissionais" que estão mais preocupados em acelerar os atendimentos para girar a clientela, aumentando sua margem de lucro.
     A falta de exames de imagem pode gerar diversas consequências, desde leves até gravíssimas. Para ilustrar, esta semana deu entrada no hospital aqui da cidade um paciente com angina de Ludwig, pós exodontia de terceiros molares. Infelizmente o profissional que realizou o procedimento, não pediu qualquer exame de imagem previamente ao ato cirúrgico onde poderia ter sido vista uma relação perigosa dos ápices das raízes de tais dentes com fenestração de tábua lingual mandibular e inclusão no espaço sub-assoalho bucal. Como consequência, o paciente se encontra em estado grave, na UTI do hospital, coalhado de drenos, traqueostomizado, tomando doses cavalares de antibióticos.... enfim, correndo risco de vida.
     O recado de hoje, tecnicamente falando, é para certos dentistas. Problemas todos podemos ter, mas não realizar medidas preventivas aumenta a chance de insucessos. Para você paciente o importante é confiar no seu dentista e sempre observar se ele faz seu atendimento com calma, se pede ou não alguns exames (sempre justificando suas necessidades). Você deve se sentir seguro e, principalmente, bem informado. Se o seu dentista não explica sua saúde oral, talvez esteja na hora de procurar um que o faça. É isso. Ótima festas e feliz 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.