quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Restaurações em Lesões Cervicais

  



     Existem vários tipos de lesões que podem acometer os tecidos do dente como por exemplo, as cáries. Todavia o foco hoje é um tipo de lesão não cariosa que se dá na região cervical do dente (parte onde a coroa do dente termina e se inicia a gengiva). Esta lesão, também conhecida como abfração ou LCNC (lesão cervical não cariosa) tem aumentado significativamente sua incidência nos últimos anos devido a diversos fatores como estresse, perfil alimentar mais ácido, entre outras importantes causas que devem se aplicar caso a caso.
    Toda vez que um dentista se depara com uma lesão desta, ele deverá alertar o paciente e observar aspectos como dieta, oclusão, biotipo gengival, entre outros fatores. No caso em que se deparar com uma LCNC dois fatores importantes deverão ser observados pelo profissional que são: a lesão propriamente dita (com os aspectos acima mencionados) e a saúde gengival para notar se está havendo uma progressão da retração. Com o diagnóstico feito, proceder-se-á o melhor tratamento que pode passar por cirurgia gengival, restauração da lesão, ajuste da mordida, entre outros.
     O recado importante ao paciente é a necessidade de se proservar, acompanhar e/ou tratar as LCNCs que podem, em prazos curtos, médios e longos, levarem a importantes e deletérias implicações na saúde bucal.
     Invista em prevenção, consulte seu dentista e tire suas dúvidas. Dê preferência ao profissional que explica sua saúde e participe do tratamento ativamente, para seu próprio bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.