Desde 2011, uma das mais respeitadas instituições
odontológicas lançou seu Guidelines que recomenda que todo ADULTO realize um
exame anual (no mínino) Oral – Periodontal Completo. O motivo desta postagem é que, na verdade, há mais de 20 anos (e não "somente" 2011) já se sabe da importância desta seara na saúde do indivíduo. Todavia é sempre válido o reforço da informação pois infelizmente a mesma é mal difundida entre os pacientes de maneira geral.
O exame periodontal (entenda gengival e vice-versa) adequado o periodontista (dentista especialista nesta área) despenderá entre 40 minutos a uma hora para realizá-lo de maneira correta. Nesta consulta periodontal seu especialista analisará:
Dentes
Placa
Gengivas e outras mucosas
Mordida
Estruturas ósseas
Fatores de risco
Dentes
Placa
Gengivas e outras mucosas
Mordida
Estruturas ósseas
Fatores de risco
Através destas seis grandes áreas, o periodontista determinará o estado de saúde periodontal. Além destes itens observados, provavelmente serão pedidos exames de imagem e talvez até laboratoriais.
É necessário o exame plenamente adequado pois pesquisas recentes atestam que a doença periodontal (gengiva) parece estar muito mais prevalente que o que se acreditava anteriormente. Isto significa que todos os adultos deveriam procurar seus periodontistas para receber informações mais precisas sobre sua saúde bucal (periodontal).
Conhecendo a saúde bucal e realizando o check-up anual (no mínimo), poder-se-á acompanhar o quão saudável se encontra esta área e a qualquer alteração menor ocorrida, o diagnóstico será mais rápido e o tratamento menos invasivo e mais efetivo.
Trabalhos científicos também vem, cada vez mais, provando que existe relação entre a doença gengival e outras condições inflamatórias como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias. Portanto é muito importante tratar o quadro inflamatório da doença periodontal (gengival) o mais rápido possível para auxiliar na saúde geral do organismo.
Consulte seu periodontista. Invista uma hora na consulta feita do jeito certo. Isto será primordial para a prevenção e preservação de sua saúde bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.