Alguns sinais de bruxismo noturno podem ser dor mandibular, facial, dental e cansaço local principalmente pela manhã. Em alguns casos, as dores podem se espraiar pela nuca, ombros, ouvidos e realmente comprometer a qualidade de vida do paciente.
Fisiologicamente, os dentes possuem anatomia apta para mastigação, mas o ranger e ou o apertamento ultrapassam dramaticamente os limites fisiológicos ao ponto de gerar trincas, fraturas e mobilidade.
Em casos não tratados, há a tendência de piora dos sintomas chegando a fraturas dentárias amplas com indicação até de extração.
O tratamento passa por diversas terapias odontológicas associadas a dispositivos intra-orais e medidas para redução do estresse.
Mas como isto ocorre? O psiquiatra Nirmala Raniga, explica que a pandemia gerou estresse extra na saúde das pessoas que pode ser somatizado em diferentes formas e o ranger ou travar dos dentes é mais uma maneira que o organismo encontra para se aliviar e que se não tratado, pode levar a efeitos deletérios na região, com reflexos morfofuncionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.