![]() |
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels |
A saliva possui papel essencial para a manutenção da saúde bucal. Sem ela, a boca perde um importante aliado na proteção dos dentes e mucosas. Cáries agudas, destruição gengival, dificuldade na mastigação e deglutição são apenas algumas das consequências que o baixo fluxo de saliva pode ocasionar.
A diminuição do fluxo salivar pode advir de diabetes, síndrome de Sjögren, Parkinson, patologias nas glândulas salivares, infecções, estresses, irradiação na região da face, diversos tipos de fármacos, etc.
O assunto é extenso e complexo, mas para esta postagem o foco será na atenção que o uso de certas medicações pode acarretar à salivação, alterando sua qualidade e quantidade.
As medicações mais comuns que podem, como efeito colateral, gerar alteração na saliva são:
- Benzodiazepínicos: alprazolam (Apraz, Frontal), diazepam (Valium), Lorazepam (Lorax)
- Anti-histamínicos: loratadina (Claritin, Alergaliv), desloratadina (Desalex, Destadin), hidroxizina (Hixizine)
- Antidepressivos (inibidores de recaptação da serotonina): fluoxetina (Prozac, Fluxene), sertralina (Zoloft, Tolrest); Paroxetina (Pondera, Aropax).
- Antidepressivos tricíclicos: amitriptilina (Amytril, Tryptanol), clomipramina (Anafranil), nortriptilina (Pamelor).
- Anti-hipertensivos: captopril (Capoten), propranolol (Inderal, Pressoflux), enalapril (Vasopril).
- Antiparkinsonianos: carbidopa (Carbidol), amantadina (Mantidan) e levodopa (Prolopa).
Ressaltando, na lista acima temos as medicações mais comuns (e existem outros nomes comerciais para o princípios acima descritos) para o efeito colateral (que pode ocorrer ou não). Obviamente existem outras e o uso de tais fármacos deverá ser mantido exatamente como prescrito pelo médico. O manuseio odontológico eventualmente necessário será de outras maneiras. A questão é apenas a atenção à própria salivação.
Portanto fique atento se não está sentindo a boca seca muitas vezes, pois isto pode ser um sinal da necessidade de ajuda profissional. Preserve sua saúde, visite seu dentista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.