quinta-feira, 10 de março de 2022

Próteses Móveis Devem Ser Removidas

 A perda dentária é um situação extremamente comum ainda nos dias atuais. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos de idade (no Brasil) não tenha por volta de 50% dos dentes. A reabilitação com instalação de próteses idealmente fixas é primordial para a manutenção da capacidade mastigatória, que influenciará na qualidade de vida do paciente, incluindo aspectos nutricionais, psicológicos, estéticos, fonéticos, etc. Contudo ainda existem muitos casos em que a instalação de próteses fixas está impedida por diversas causas. Para a resolução da ausência dos dentes perdidos, o dentista que não puder indicar a prótese fixa, indicará próteses removíveis que, quando bem feitas, poderão muito bem cumprir a tarefa de melhorar a saúde bucal do paciente.


Foto de Hubi Farago no Pexels



 A questão muito corriqueira é que grande parte dos pacientes que chegam ao nosso trabalho já com próteses móveis em uso não foi orientada e ou não tem o hábito de removê-las para dormir. Em geral alegam que não foram orientados ou não conseguem dormir sem. Salvo poucas exceções e por tempo curto, próteses móveis deveriam ser removidas durante o sono por diversos motivos como:

1) propiciar "descanso" para recuperação dos tecidos e dentes que estão servindo como apoio e pilares.

2) minimizar a chance de infecções fúngicas oportunistas que podem se desenvolver sob uma prótese que nunca é removida e tem vasta área de contato com as gengivas e mucosas.

3) evitar acidentes como deslocamento involuntário da peça durante o sono para o trato respiratório ou digestório, que pode levar a gravíssimas consequências.

4) aumentar a longevidade do trabalho, já que durante o repouso dos tecidos, as peças ficarão imersas em soluções limpadoras.

 Em suma, se você é portador de prótese dentária removível e por algum motivo não possui indicação para instalação de uma fixa sobre dentes ou implantes, remova suas peças para dormir. Os benefícios são enormes. 

 Procure seu periodontista, prevenção (ainda que alguns danos já existam) é sempre mais fácil e mais indicada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.