quinta-feira, 15 de julho de 2021

Xerostomia (sensação de boca seca) - Novidade!

 A xerostomia, ou secura bucal é a sensação advinda da diminuição do fluxo salivar. Esta situação leva a diversas e importantes complicações na saúde bucal, como cáries agudas, inflamações generalizadas nas mucosas, dificuldade de engolir, dormir, falar, entre outras mazelas. Enfim, a xerostomia atrapalha o paciente de maneira muito profunda.


Foto de Tim Samuel no Pexels



Para solucionar ou pelo menos amenizar, as intervenções atualmente disponíveis são a busca pela causa, e caso esta não possa ser resolvida, a implementação de fármacos específicos e dicas de estilo de vida, como chupar pedaços de gelo, mascar chicletes sem açúcar, usar um umidificador, hidratantes bucais, etc. 

Um dentista norte-americano, após ele mesmo ter sido um paciente com xerostomia, criou após décadas de pesquisas um aparelho chamado Voutia, lançado este ano nos Estados Unidos.  O aparelho é basicamente um dispositivo do tamanho de um celular, vestível que possui uma micro bomba leve e silenciosa, uma garrafa de água e um tubo ultrafino que é direcionado para dentro da boca e gera um fluxo, fornecendo reposição contínua de umidade diretamente na boca. Pode ser usado 24 horas por dia e é quase imperceptível socialmente.

Pacientes que procuram alívio continuarão a aparecer nos consultórios dentários. Embora as causas sejam sistêmicas, a xerostomia é vista naturalmente como um problema dentário, uma vez que os sintomas se manifestam por via oral. De acordo com a American Dental Association, a prevalência de xerostomia varia em torno de 6% das pessoas aos 50 anos, sobe para entre 15 a 30% aos 65 anos e chega a quase 100% para aqueles que recebem terapia de radiação de câncer nesta região ou com Síndrome de Sjögren. É fundamental ao dentista, saber como ajudar seus pacientes.

Infelizmente o Voutia será de difícil acesso ao mercado brasileiro. Todavia existem muitas outras formas de se amenizar a xerostomia e não deixa de ser um alento, sabermos que tal tipo de aparelho já existe e gerará mais possibilidades para que similares sejam desenvolvidos, alcançando o maior número de pessoas.

Converse com seu dentista, saiba que a xerostomia pode e deve ser tratada.

 Fonte: dentistryiq.com



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.