segunda-feira, 14 de junho de 2021

Ansiedade e Extração Dentária

Uma pesquisa da Universidade de Valência mostrou que altos níveis de ansiedade fazem com que os pacientes tomem mais analgésicos após a cirurgia para extração dentária. 
O trabalho relata que pacientes já ansiosos, estressados no pré-cirúrgico ou durante a cirurgia tomaram significativamente uma quantidade maior de analgésicos e antiinflamatórios para controle da dor pós-operatória.

Foto de Austin Barber no Pexels


O medo e ansiedade fazem parte do dia a dia nos pacientes que procuram o atendimento odontológico. Todos temos receio de passar por situações que não conseguimos controlar muito bem o transcorrer. Acredita-se que, nos países ocidentais, um em cada sete pacientes apresenta altos níveis de ansiedade ao ir ao dentista. Tal sensação leva a efeitos diretos no conforto dos tratamentos dentários. Ou seja, um importante aspecto no atendimento odontológico, é a humanização, a atenção ao paciente que está "por trás"da patologia. Portanto é primordial que o profissional da saúde acolha o paciente, escute além de suas queixas observando o que o deixa mais calmo e o que pode ser feito para minimizar o desconhecimento das etapas do tratamento. O dentista deverá investir um bom tempo explicando o necessário, de forma que possa dirimir todas as dúvidas para que a evolução seja a melhor para o caso. O exercício da empatia ao conversar com o paciente renderá diversos frutos positivos à saúde bucal geral como: minimização no uso de medicações para controle da dor, aumento na consciência da necessidade de prevenção rotineira, aceleração nos términos dos tratamentos (já que o paciente estará mais colaborativo), diminuição de custos para o cliente (pois necessitará de menos intervenções curativas), entre outras. Em suma, o ganho será geral e a percepção final será o aumento da qualidade de vida bucal. Procure sempre o dentista que mostre de maneira compreensível o que será feito, a tranquilidade agradece. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.