segunda-feira, 10 de maio de 2021

Desastre em Saúde Bucal - Efeitos da Pandemia

Foto de Anna Kester no Pexels


A Federação Dental Internacional divulgou dados sobre as consequências, advindas dos primeiros lock-downs implementados, na saúde oral das pessoas ao redor do planeta.

"Vamos chamar pelo que realmente é, um desastre odontológico", disse Dr. Gerhard Seeberger, presidente da Federação Dental Internacional, citando que as restrições certamente aceleraram a questão da saúde bucal, mas que não foi só isso.

Durante a primeira onda da pandemia, em torno de 77% dos consultórios foram forçados a fechar. Por 2 a 3 meses, consultas para prevenção ou pequenos tratamentos foram adiadas, sendo mantidas somente as de urgência. O problema é que em geral, as patologias bucais começam de maneira pequena e sem tantos sinais ou sintomas. Com a postergação, os problemas só se fizeram acumular, chegando a ponto de não retornos para dentes que poderiam ser salvos, e tiveram que ter nova indicação de tratamento para extração.

Por outro lado, entre os períodos que os consultórios puderam atender, graças aos protocolos de segurança contra infecções, as pequisas mostraram que a taxa de Covid-19 entre os dentistas foram significativamente mais baixas que outros profissionais de saúde com mesmo nível de exposição na maior parte do globo.

Apesar disto, muitas pessoas tem evitado o check-up rotineiro com seu dentista, e só ido ao profissional, em casos de dor extrema. Muitas vezes já com patologias em estágios avançados que levam a tratamentos mais complexos.

Considerando os protocolos de segurança, alguns pesquisadores consideram a necessidade do comparecimento ao consultório odontológico, para rotina, nos pacientes com perfil de risco maior a doenças bucais. 

Não espere a pandemia acabar. Aprendamos a conviver nesta nova realidade e cuide de sua saúde oral de forma preventiva! De tal maneira, teremos mais conforto e menos riscos para o futuro próximo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.