terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Fiz meus implantes e minha reabilitação. E agora?

Photo by Yusuf Belek on Unsplash


 Esta é uma grande dúvida que recebo, como periodontista (que é o dentista que acaba, na maior parte das vezes, sendo o "especialista" em prevenção). O paciente vai a um colega, passa pelas cirurgias para instalação dos implantes, depois coloca a prótese (dentes) e vai embora. Caso encerrado. Será?

Infelizmente, muitas vezes, o dono de um trabalho novinho de reabilitação (implantes + dentes protéticos) não recebe qualquer informação útil sobre como utilizar da maneira adequada, o seu novo investimento. Possuir um lindo trabalho feito na boca, seja com implantes, porcelanas, resinas ou outros materiais, implica necessariamente em ser orientado a um programa de manutenção que ajudará a aumentar a longevidade e o conforto do tratamento. A analogia pode ser como a de uma casa ou de um carro, você comprar o bem não vai livrá-lo da necessidade de se fazer os cuidados de manutenção, de reparos e trocas de peças. Sempre. O termo definitivo é adequado somente para certezas da vida, entre as quais conhecemos pagar impostos e morrer. Todo o resto não é perene, ad aeternum. 

Trabalhos científicos diversos e confiáveis mostram que a durabilidade de um tratamento, está diretamente relacionada à capacidade de se adequar a um programa de controle, de proservação (de follow-up). Portanto, quando estiver disposto a passar por um bom tratamento odontológico, saiba que se no início não houver um plano de manutenção, talvez não valha a pena nem começar.

E esta questão vai muito além da parte financeira. Pense, que caso esta parte não fosse importante do ponto de vista de se ter recursos de sobra, ainda assim valeria a pena passar horas em uma cadeira de dentista, sofrer procedimentos cansativos, alguns desconfortáveis, para depois só levar a mais sofrimentos?

Invista em PREVENÇÃO! Manter o que já foi conquistado vale muito mais que qualquer recurso financeiro, pois retrabalhos levam a dores e perda de tempo! Pense nisto, se não for para "jogar sério" talvez seja melhor procurar um profissional que saiba ser seu tutor neste longo caminho da vida... sim, cuidar de dentes e reabilitações, é demanda para o resto da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.