quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Valorize sua consulta - Ela é seu melhor guia para Saúde Plena

  Em uma consulta odontológica, diversos aspectos deve ser levados em consideração para o correto diagnóstico. Tal processo, demanda muito estudo e tempo de atendimento. Não é possível colher, pelo menos em periodontia, tantos dados necessários (atuais e pregressos) de maneira muito veloz, pois provavelmente implicaria em erros. 

O caso abaixo mostra uma retração gengival que através dos exames radiográficos (o primeiro de 2019 e o segundo de 2020) já sabíamos que um dos dentes estava em trauma (sem oclusão adequada) e que portanto corria risco de sofrer algum dano. Dito e visto, a paciente compareceu à nossa clínica já na condição da fotografia, em 2020, e a retração foi o efeito da falta de cuidado, de conhecimento ou de valorização do histórico do paciente.


Foto 2019 - observar contorno evidente no dente que sofreu (ainda não tinha à época) retração


Foto 2020 - observar contorno mais forte ainda, no dente que sofreu a retração.


Retração já ocorrida - 2020


Outra vista da retração - 2020




Obviamente, após a vinda do paciente ao consultório, já removemos a causa ANTES, para podermos tratar a retração, que neste caso ainda terá excelente solução.
O objetivo do relato é mostrar a importância de se procurar profissionais que saibam o que estão fazendo, que amam o que fazem e que sabem que deverão usar o tempo necessário para o melhor cuidado de seus pacientes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.