quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Artigos Científicos - Periimplantite

Atendendo a pedidos de colegas, voltaremos com mais carga aos artigos científicos de revistas de alto impacto. São conclusões de estudos que se refletem no dia a dia da clínica e servem à qualidade do trabalho para a saúde bucal de nosso cliente.

E para reiniciar esta sessão, temos abaixo um importante trabalho intitulado "Surgical Alternatives for Treating Peri-implantitis". Ele discorre sobre a periimplantite , patologia cada vez mais comum na realidade odontológica, onde alguns autores apontam que até 20% dos implantes instalados apresentarão, em algum momento, tal quadro.



Com a alta prevalência da patologia e o aumento no número de implantes instalados associado ao envelhecimento populacional, é imperioso ao profissional, principalmente o periodontista, saber como abordar a periimplantite. Em suma o trabalho mostra que pode-se ter várias abordagens à situação onde deve-se haver a terapêutica não-cirúrgica (preparatória à cirurgia e preventiva) e cirúrgica que desenrolará para terapia ressectiva, regenerativa ou somente com reposicionamento apical. Para tanto, vários fatores como número de paredes do defeito, causas, região afetada, grau de perda óssea, entre outros, direcionarão a melhor conduta. O estudo mostra que as condutas adequadas levam a bons resultados nos quesitos diminuição da profundidade e sangramento à sondagem. Todavia a questão estética não é abordada e sabemos que a parte estética sempre estará em risco.
Sempre lembrando que o tratamento da periimplantite é, por natureza, mais complexo que a patologia análoga, periodontite e portanto a prevenção, o controle do paciente é a melhor alternativa.

Referência ao artigo: Int J Periodontics Restorative Dent 2018;38:665–671.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.