Foto intra-oral SEM preparo prévio |
Já é de longa data o conhecimento que a saúde bucal e geral tem, em verdade, íntima relação apesar de muitas vezes não ser assim considerada. Milhares de trabalhos científicos tem demonstrado com evidências cada vez mais os detalhes de tal interação.
Trabalho recentemente publicado na British Journal of Surgery concluiu que prevenção oral pré-operatória feita pelo dentista pode reduzir de maneira importante, as complicações pós-operatórias para pacientes que são operados em cirurgias oncológicas.
Neste estudo, foram analisados dados de mais de 500.000 pacientes submetidos a resseção de câncer de cabeça e pescoço, esofágico, gástrico, colorretal, pulmonar ou hepático entre maio de 2012 e dezembro de 2015 no Japão. Desses, 81.632 (16%) pacientes receberam atendimento profissional odontológico.
Resultados apontaram que para o grupo de pacientes que recebeu o suporte odontológico, a taxa de mortalidade pós-operatória foi significativamente menor.
Em suma, a conclusão mostra mais um caminho, através de medidas simples mas importantes com o cuidado bucal, para melhorar as complicações pós-operatórias.
Referências
Ishimaru M, Matsui H, Ono S, Hagiwara Y, Morita K, Yasunaga H. Preoperative oral care and effect on postoperative complications after major cancer surgery. Br J Surg. Published online 08 August 2018. doi:10.1002/bjs.10915
Fonte: www.univadis.com.br
Procure sempre o dentista que explica de maneira compreensível e completa, como anda sua saúde bucal. Isto faz a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.