quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Uso de Placas Oclusais - Artigo Literário

     
     
         Apesar da enorme importância do equilíbrio do sistema estomatognático e das patologias referentes à área não dental, os autores Greg Vigoren e Edward A. Maclaren em seu artigo "Splints are Not Just for TMD Therapy" enfatizam a importância do uso de placas oclusais para outras situações.
        O interessante artigo, levanta o tema de placas oclusais, onde muitas vezes, pensa-se que o uso destes dispositivos (placas miorrelaxantes, etc) está relacionado somente às disfunções têmporo-mandibulares (DTMs) quando na verdade a literatura mostra que apesar da DTM ter fundamental importância, o ato do apertamento ou bruxismo dental (que atinge em média 50% da população adulta) ainda que não leve a disfunções na articulação, leva a outros prejuízos que são muitas vezes negligenciados pelo dentista. Afora as DTMs, cefaléias, limitações mastigatórias e mialgias, tais implicações estão relacionadas ao estresse gerado pela diferença da capacidade de flexão de materiais restauradores odontológicos de diversos tipos como cerâmicas, resinas, metais. Fatalmente, como tais materiais não possuem as mesmas composições e propriedades que os dentes, falhas ocorrerão, cedo ou tarde, na interface dente-restauração.
       O artigo mostra que o uso de placa de proteção para procedimentos reabilitadores aumenta a longevidade em mais de duas vezes, de modo que preserva o trabalho e consequentemente o equilíbrio oral. Leia o artigo, questione seu dentista, proteja seu investimento e principalmente, SUA SAÚDE BUCAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.