quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Odontologia Preventiva

Foto de Anna Shvets: https://www.pexels.com


Muito se fala sobre prevenção em diversos campos da vida. Mas em saúde oral, o que seria a odontologia preventiva? 

É o cuidado preventivo principal para manutenção da saúde da boca. É a combinação de check-ups regulares associada a hábitos adequados como escovação e uso de fio dental. O cuidado preventivo deve começar no início da vida e persistir sempre.

A odontologia preventiva inclui exames regulares semestrais (ou até com períodos intervalares menores), terapia de manutenção  (que inclui a "limpeza"), radiografias de rotina, entre outras necessidades a serem personalizadas.

Em que pese a importância do profissional, muito da prevenção em odontologia começa com a própria pessoa através de hábitos adequados para o auxílio à redução de cáries, doenças gengivais, etc. Seguem abaixo, algumas dicas para hábitos de prevenção:

- Escove seus dentes pelo menos 3 vezes ao dia, principalmente caprichando no cuidado noturno, através de escovas bem macias e cremes que contenham flúor. Obviamente a depender do caso, o dentista irá recomendar algo específico para higienização.

- Use o fio dental sempre que se alimentar

- Evite excesso de acidez (e açúcares) nos alimentos pois podem destruir o esmalte dentário

- Não fume

- Use placa de proteção dental para a prática de certos esportes.

- Se tiver o diagnóstico de bruxismo ou notar sinais de apertamento dentário, providencie tratamento o quanto antes.

Em suma, a prevenção poupa dores e tempo. Procure seu periodontista, mesmo que não esteja sentindo nada e assim poderá planejar o melhor programa preventivo para seu caso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.