domingo, 28 de setembro de 2014

Cerâmica Rosa - Maquiando Iatrogenia

           Recebemos em nossa clínica um caso em que uma paciente com queixa de supuração em região de margem gengival em uma coroa sobre implante na região do elemento 11. Tal implante fora instalado há mais de 10 anos por terceiros em posição demasiada vestibular e apical. O posicionamento inadequado levou a paciente a experimentar situações repetidas de abscessos periimplantares e em tentativas totalmente inadequadas e infrutíferas de enxertia conjuntiva na face vestibular para melhora estética.
           Após todo processo e com a paciente cansada, a paciente compareceu ao consultório onde explicamos para a paciente que para a resolução total (funcional e estética) do caso, deveríamos proceder a explantação da fixação. Como a paciente se encontrava cansada de cirurgias e declinou refazer o caso, optamos em conjunto e ciente das limitações, tratar do caso para resolução do quadro ainda que com prejuízo da estética.
          Curetamos todo tecido excedente sobre a plataforma do implante e somente com este ato, houve regressão total da queixa inflamatória da região. Entretanto o prejuízo estético já estava feito.

Após tratamento abscesso vestibular no 11.
        Terminado o tratamento da infecção, propusemos à paciente a troca da peça sobre o implante 11 que além do aspecto de dente longo, não era cimentada e em ampliação da foto, pode-se notar a resina composta onde a emergência do parafuso está, exatamente na vestibular (causando mais prejuízo estético). Novamente, ciente das limitações a paciente optou por troca da coroa.

11 com cerâmica rosa e cimentado

Lábio em repouso da paciente e aspecto natural da resolução
        Dentro das limitações do caso, conseguimos satisfatoriamente sanar a infecção com histórico de 10 anos de recorrência e ainda melhorar a estética. A paciente se encontra satisfeita e com um ano de follow-up. Consulte um especialista e evite dissabores ao máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.