segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Tipo de Bactéria na Boca pode Diagnosticar Câncer Pancreático



Foi apresentado recentemente, no 114º Encontro Geral da Sociedade Americana para Microbiologia que pacientes com câncer no pâncreas podem ter perfil bacteriano distinto de bactérias específicas em sua saliva quando comparados aos pacientes saudáveis e mesmo quando comparado com perfis de outros cânceres ou outras patologias pancreáticas.

Dr. Pedro Torres, da Universidade do Estado de San Diego relata que os estudos sugerem que taxas de tipos particulares de bactérias achados na saliva podem ser indicativo de câncer pancreático. Tal descoberta tem grande importância pois para este tipo de câncer, infelizmente os sintomas não aparecem até que o câncer esteja intratável na vasta maioria dos casos, completa Torres.

O estudo de Torres e colegas mostrou que pacientes diagnosticados com câncer pancreático tinham níveis mais altos de duas populações de bactérias orais em particular, Leptotrichia e Campylobacter, quando comparados a quaisquer indivíduos saudáveis ou não, incluindo outras doenças pancreáticas não cancerosas. Ainda, os pacientes com câncer pancreático também tiveram níveis mais baixos de Streptococcus, Treponema e Veillonella. Os resultados sugerem que em um futuro próximo, a medicina poderá ter o diagnóstico precoce deste tipo de câncer através da análise de tais tipos bacterianos na saliva.

Referência: ASM (American Society for Microbiology) - www.asm.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.