terça-feira, 20 de maio de 2014

Caso Clínico - Onicofagia e "Odontalgia"

      Consultórios odontológicos devem possuir profissionais atentos não somente à queixa do paciente, mas também à saúde geral bucal e por vezes sistêmica, não para tratar, e sim, observar e encaminhar ao profissional pertinente. Muitas vezes, o problema odontológico pode passar pela necessidade de atendimento de outros atuantes na área da saúde.
     Para exemplificar, mostramos um caso ocorrido ano passado em nossa clínica. Paciente, gênero feminino, 29 anos, compareceu ao nosso serviço com queixa de dor em região de 38. Ao exame clínico dental e radiográfico não foi constatado nada. Entretanto, na anamnese, paciente relatou que dor irradiava para garganta e iniciou após episódio de onicofagia. Ao exame em fundo de boca, notou-se edema importante em região posterior de palato mole. Via foco e lupa observou-se pequena incrustação de fatia de unha no véu palatino. Através de pinça dietrich, foi retirado o fragmento e a cessação da dor foi imediata. No dia seguinte, havia remissão de todos os sinais e sintomas.


    Invista em um profissional que não vê somente o dente que incomoda, mas que enxerga a pessoa como um todo e tem mais condições de um tratamento completo. Sua saúde agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.