Muitas vezes na implantodontia atual, deparamos com queixas dos pacientes que vão além da reabilitação funcional de determinada região. O objetivo, com as técnicas e materiais hoje disponíveis, muitas vezes é a recuperação da auto-estima através de reabilitações estéticas nos campos dentais e principalmente gengivais. A falta de estética rosa (contorno gengival ao redor de uma prótese bem-sucedida) pode comprometer todo o trabalho, destarte osseointegração e função mastigatória estabelecida. Neste contexo, apresentamos um trabalho realizado em nossa clínica há um ano e meio.
Tal caso ilustra a perda de um pré-molar em região estética há mais de 10 anos e com reabsorção óssea da tábua vestibular. Paciente do gênero feminino, 29 anos, linha do sorriso alta, desejava a reabilitação somente desta área pois não se sentia segura em sua vida social. Ao exame clínico notamos acentuada perda (vide concavidade em foto) da tábua vestibular do elemento ausente em questão. Após procedimento de implantação junto com expansão e preservação do periósteo em vestibular para garantir nutrição da área bastante expandida (ganho de 4 mm para vestibular) aguardou-se o período de osseointegração. Ao final da reabilitação constatou-se adequada obtenção de volume em vestibular da região, terminando com o problema (além da instalação da prótese) da concavidade na região. O ganho foi de magnitude que dispensamos a reabertura pela técnica do rolo de tecido conjuntivo subepitelial por vestibular, utilizando apenas Rosenquist para reconstrução papilar (Palacci não foi necessário para este caso).
Para saber mais procure um ESPECIALISTA em implantodontia, só ele tem o melhor acesso às mais recentes técnicas e materiais nos aspectos protéticos e cirúrgicos (infelizmente muitas pessoas, inclusive dentistas, por falta de orientação de alguns próprios dentistas, desconhecem que o especialista em implantodontia é o profissional que realiza o procedimento completo: da cirurgia à prótese instalada). VALORIZE a primeira consulta e o retorno. É a partir daí que o implantodontista chegará ao correto DIAGNÓSTICO, podendo estabelecer o melhor tratamento possível para seu caso. Cuidado com consultas de poucos minutos.... Questione! Tire suas dúvidas!
Foto Inicial - Ausência 24 e comprometimento do sorriso (notar concavidade) |
Vista aproximada |
Vista oclusal |
Logo após instalação - vista oclusal |
Foto final com 1 ano e meio - Notar ausência de concavidade na gengiva - Estética satisfatória |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.