quarta-feira, 7 de abril de 2010

Academia Americana de Periodontia apóia as Diretrizes em Saúde Oral da Federação Internacional para Diabetes em pessoas com diabetes

 
www.perio.org

Chicago - Novembro de 2009 - As novas diretrizes clínicas publicadas pela Federação Internacional para Diabetes (IDF em inglês) enfatizam a importância da saúde periodontal para pessoas com diabetes.  Diabetes afetam aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo e este número só tente a aumentar. A IDF é uma organização de 200 associações nacionais em 160 países. As novas diretrizes da IDF mostram o que as pesquisas já sugerem: que o cuidado com as doenças periodontais - que afetam a gengiva e outros tecidos de suporte dos dentes - podem reduzir o risco de desenvolvimento do diabetes e podem também auxiliar pacientes diabéticos controlarem seus níveis glicêmicos. Os estudos apontam para uma relação de mão-dupla entre diabetes e doença periodontal, e as diretrizes da IDF apresentam um guia útil para os profissionais da saúde que tratam de pacientes portadores e com risco de desenvolvimento do diabetes.
     O guia da IDF contém recomendações clínicas nos cuidados periodontais, escritos em conjunto com a Federação Dental Mundial (FDI em inglês), que encorajam os profissionais da saúde a arguir a seus pacientes questionários anuais direcionados a sintomas de doença periodontal como gengivas avermelhadas ou inchadas, ou sangramento durante escovação; e educar seus pacientes diabéticos sobre as implicações relacionadas à condição oral, especialmente à saúde periodontal.
     "Todos deveriam manter dentes e gengivas saudáveis para evitar doença periodontal, mas os diabéticos deveriam prestar atenção extra," diz Samuel Low, professor na Universidade da Flórida e presidente da Academia Americana de Periodontia (AAP). "A Doença periodontal dispara o gatilho de uma resposta inflamatória no corpo que pode afetar a função da insulina e em consequência auxiliar a provocar níveis glicêmicos inadequados. Estabelecer cuidado periodontal de rotina é uma maneira de ajudar a manter o diabetes sob controle."
     Em ação no Mês Americano do Diabetes, a AAP conjuntamente com a IDF lançaram as Orientações 
em Saúde Oral para Paciente Diabéticos e apóia a colaboração contínua entre profissionais que cuidam do 
diabetes e da saúde oral.
     Para ajudar a aumentar a consciência sobre a importância da saúde oral em pessoas com diabetes, Dr. Low

acredita que as orientações apresentarão mais oportunidades para o trabalho conjunto de médicos e dentistas.
"Eu acredito que tais recomendações clínicas serão úteis para os profissionais que trabalham com e tratam do
diabetes. Também encorajo as comunidades médica e dental a trabalharem juntas para gerar o melhor tratamento
possível para nossos pacientes."
     Para maiores informações na ligação entre diabetes e doença periodontoal, fale com a APP - relações públicas
no (01- 312-573-3242), escreva para meg@perio.org (ambos em inglês) ou fale com seu especialista. Ele terá
prazer em explicar e indicar literatura pertinente a tão importante tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.