sábado, 6 de março de 2010

Sedação Inalatória Consciente

   
     Na odontologia a procura por aprimoramento vem crescendo rapidamente, pois fica cada vez maior a importância do conhecimento especializado, para que o paciente ganhe de maneira indolor o melhor resultado estético e funcional possível para seu caso. Há mais de 50 anos, o uso da mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso com efeito sedativo vem sendo utilizado na Europa e nos EUA, é a técnica da Sedação Consciente Inalatória.

     O que é?
     Trata-se de odontologia humanizada, pois o tratamento, em geral causa fobia e ansiedade em um grande número de pacientes. Só no Brasil mais de 10 milhões de pessoas não vão ao dentista devido ao medo exagerado do ambiente odontológico. Tais fatores de ansiedade são importantes desencadeantes do estresse que pode criar grande desconforto e até mesmo situações co maiores riscos durante o tratamento.
     A técnica é realizada através da inalação de uma mistura controlada de óxigênio e óxido nitroso e promove um relaxamento corporal e mental através de mínima depressão da consciência. Mínima pois o paciente permanece consciente, conversando e com reflexos protetores vitais perfeitamente íntegros.
     O efeito ansiolítico (relaxante) do óxido nitroso é acompanhado de relativa analgesia (diminuição da sensação dolorosa). O paciente mostra-se alegre, descontraído e completamente relaxado. 
    
     Vantagens
     É de fácil administração, proporcionando ação rápida e pronta reversibilidade (ao contrário de medicamentos orais ou injetáveis). Sua indução e reversão ocorre por volta de 5 minutos, podendo ser alterada a qualquer momento (capacidade de fácil titulação). Observa-se sensível diminuição de sangramento em procedimentos cirúrgicos, aumento da oxigenação e maior controle da pressão arterial durante o atendimento. Após a reversão do efeito, o paciente se recupera totalmente dos efeitos da sedação pois o produto não é metabolizado pelo organismo (elimina-se na própria respiração) e não é, deste modo, obrigatório o paciente estar acompanhado.

     Indicações
     Devido a redução do tempo de intervenção (para pacientes não colaboradores) e ao conforto proporcionado ao  paciente, a sedação é indicada para:
- Pacientes com fobia e ansiedade;
- Crianças não cooperativas;
- Cirurgias, periodontia, tratamento de canal em seção única, enxertos ósseos, implantes ou qualquer procedimento que gere maiores ansiedades ao paciente;
- Na necessidade de realização de vários procedimentos em uma única sessão;
- Alguns pacientes com necessidades especiais como pós AVCs, Diabéticos, etc;
- Cardiopatas, portadores de marcapasso, hipertensos, etc.
- Por curiosidade, em outros países, o gás é também usado no atendimento de muitas emergências (em ambulâncias), ginecologia laparoscópica, procedimentos dermatológicos, procedimentos podológicos, oftalmologia, criocirurgia, psquiatria, endoscopia, radiologia, pediatria, em pacientes terminais, etc.

     Restrição
     Respiradores bucais crônicos, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, usuários de medicação depressora do SNC e pacientes que não aceitarão a aplicação da máscara nasal. Ainda, também é restrito o uso nos impedimentos temporários nas vias respiratórias superiores (gripes, resfriados, sinusites) e em primeiro trismestre de gravidez.

     Observação:
     Não se trata de anestesia geral!!! A conjunção entre óxido nitroso e anestesia local é perfeita para o controle da dor e da ansiedade no tratamento odontológico. É considerável a redução do volume de anestésico a ser aplicado mas a sedação não substitui a anestesia. Mas deve-se levar em conta que a aplicação da anestesia local torna-se praticamente imperceptível. A técnica não promove sedação profunda, apenas diminui a ansiedade, o aparelho possui várias travas de segurança que jamais permitirá que o paciente respire menos que 30% de oxigênio (no ar, temos por volta de 20%), de modo que sempre haverá uma superoxigenação, ainda, raramente se necessita de mais que 30% de óxido nitroso (ou seja, 70% de oxigênio) para uma adequada sedação. O óxido nitroso sozinho não possui potência suficiente para anestesia geral em CNTP e por fim, o sistema é aberto e seguro onde, por exemplo, os autores Colton, Ruben e Jorgensen já documentaram mais de 7 milhões de procedimentos de sedação SEM complicação. A técnica é extremamente segura e nos EUA, onde tem-se cobrança mais elevada com relação a segurança em saúde, ela é liberada para adminitração por técnicos (não dentistas) em mais de 20 estados. No Brasil é necessário um curso específico, reconhecido pelo Conselho Ferederal de Odontologia para o profissional (somente o habilitado) poder realizar a técnica.



     Pergunte mais detalhes ao seu profissinal, você vai se surpreender com as possibilidades desta técnica!

3 comentários:

  1. Muito bom. Muito bom, mesmo. Parabens. E disso que a gente precisa. Competencia, clareza. Assim vamos perdendo o medo e, claro, ganhando em saude.Continuem. Abracos.

    ResponderExcluir
  2. minha filha ira fazer a sondagem da lagrima e a anestesia sera a inalatoria.tem algum perigo ? ELA TEM 2 ANOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sondagem da lágrima é um procedimento indicado e realizado pelo seu oftalmologista. O uso da Sedação Consciente Inalatória é extremamente seguro com mais de milhões de casos documentados sem intercorrência. Tal aspecto só aumentará a segurança do procedimento e, principalmente, o conforto de sua filha. O risco é mínimo e controlado. Confie em seu médico. Vai dar certo e bom procedimento à sua filha!

      Excluir

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.