quarta-feira, 10 de março de 2010

Início da escovação em bebês - Jornal Hoje - Globo

     Saiu ontem dia 09/03/2010, uma interessante reportagem de Helen Sacconi, no Jornal Hoje da Rede Globo, sobre o tema como e quando iniciar a escovação em bebês.


     Segundo a reportagem, embasada pela colega Roberta C. Pimenta a escovação adequada (que é diferente do fato de a criança brincar de mastigar a escova) deve iniciar a partir do momento que o primeiro dente do bebê surge na boca.
     A colega ainda orienta que a maneira correta de se fazer a escovação é com movimentos circulares a partir da gengiva em direção aos dentes de modo que se massageie as gengivas e limpe os dentes ajudando desta forma, a formação do hábito ideal e auxiliando na erupção dos dentes. 
     A escova deve ter as seguintes características:
- Menor cabeça possível;
- Cerdas macias;
- Cabo longo, pois a escovação é feita pelo adulto.

     “A partir dos cinco anos agente já passa a responsabilidade para a criança. Então ela pode escovar de manhã e depois do almoço. À noite, antes de dormir, que tem que ser a escovação principal, sempre um adulto tem que supervisionar até uns 10, 11 anos”. 
     Na escovação feita pelo adulto, a posição mais confortável é com a criança deitada na cama ou sofá com a cabeça no colo da mãe. A quantidade de pasta deve ser pequena (tamanho de uma ervilha). Também, a criança não deve ser estimulada, e deve ser vigiada, para não se habituar a deglutir pasta dental, pois pode-se causar problemas de formação do esmalte dos futuros dentes permanentes, principalmente se a pasta usada tiver flúor. Portanto, um fato essencial é que a pasta dental, até os três anos, não contenha flúor. E o fio dental é usado assim que aparecer o primeiro par de dentes.
     Se a reação da criança for negativa, os pais não deverão desistir. O segredo é criar o hábito com estímulos positivos.
    Veja abaixo, na íntegra a reportagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.