quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IMPLANTODONTIA

IMPLANTODONTIA
Terceira dentição na terceira idade
Com o advento dos implantes, do aumento da segurança técnica e de um lastro histórico-científico (com a implantodontia moderna bem documentada datada da década de 60) a "terceira dentição" através de implantes osseointegráveis deixa de ser algo intangível para se tornar quase corriqueira entre nossos pacientes. A implantodontia, quando bem indicada, passar a ser talvez a melhor opção para reabilitação da invalidez oral (Branemark), devolvendo qualidade de vida aos pacientes que dela se beneficiam. Uma dúvida frequente em nosso consultório é qual a idade limite para a reabilitação com implantes? No caso abaixo temos uma paciente que tem mais de 80 anos e passou por esta (segundo a paciente) maravilhosa experiência e pode após 20 anos de prótese total inferior instável (sem rebordo ósseo) voltar a mastigar alimentos mais consistentes. A idade cronológica não é o limite e sim como se encontra sistemicamente a situação do paciente. Varia caso a caso. Na literatura tem-se caso de pacientes com mais de 90 anos com total sucesso do tratamento. Consulte seu especialista.











Foto após cirurgia.











Foto com a prótese fixa instalada.

Caso realizado pelo profissionais Thales E. Piantino Silva, Márcio de Menezes e Marcela C. Junqueira Piantino.



____________________________________________________________________
ATENÇÃO
Todo e qualquer diagnóstico e intervenção deverão sempre ser feitos por um profissional habilitado!! Todos os casos possuem suas particularidades que devem ser avaliadas e planejadas pelo seu profissional. Não tente aplicar outros casos para seu problema, levante suas dúvidas e leve para seu profissional, somente ele poderá dirimir sua dúvidas e direcioná-lo para o melhor prognóstico possível. Não brinque com sua saúde e não aceite que outros o façam. Tenha sempre uma consulta adequada e veja se seu profissional se preocupa com sua história de saúde e se o mesmo lhe provê confiança.
____________________________________________________________________

IMPLANTODONTIA
Prótese Fixa sobre Implantes
É uma modalidade de prótese onde a mesma fica fixa (só o dentista pode remover) presa sobre implantes instalados em posições estratégicas. Possui indicação para áreas com ausência de dentes e sem necessidade de reabilitar um implante para cada dente. Tem como vantagens um custo-benefício melhor pois se usa menos implantes e uma melhor estética da peça. Pode ser feita de várias maneiras como por exemplo associada com gengivas artificiais (quando necessário) e de várias outras formas. Seu especialista saberá indicar qual a melhor opção para seu caso. Abaixo segue um caso de um paciente que não tinha os quatro incisivos superiores e não podia passar por enxertia óssea (necessária neste caso para implantes nos incisivos centrais). Optou-se por uma prótese fixa sobre implantes apoiada nas regiões das extremidades (incisivos laterais) onde obtivemos grande êxito. Caso realizados pelos CDs Thales E. Piantino Silva e Maciel E. Silva Junior.
.
Fase cirúrgica terminada e pilares de cicatrização (healing abutments) em posição com condicionamento gengival obtido


Peça cimentada em posição e sorriso final do paciente.


____________________________________________________________________

IMPLANTODONTIA
Overdenture - Sobredentadura
Overdenture ou sobredentadura é uma modalidade de reabilitação oral que pode ser feita com implantes para situação em que o paciente necessita suporte de tecidos mole e/ou melhora da retenção da prótese total. Muito bem indicada para pacientes com limitação óssea e que não podem passar por reconstruções ósseas, este tipo de prótese é muito satisfatória devido a grande melhora na estabilidade e retenção da prótese e por conjugar um ótimo custo-benefício tanto financeiro quanto biológico.
O caso abaixo mostra um exemplo de paciente cuja queixa principal era a total instabilidade de sua prótese inferior. Após cirurgia com apenas três fixações (implantes), o protesista optou por reabilitar com o sistema barra-clip e encaixes onde a barra fica fixa aos implantes e os clips e encaixes (fêmeas) se encontram na prótese do paciente. O caso foi feito em conjunto pelos CDs Thales E. Piantino Silva e Maciel E. Silva Júnior.

Fase Cirúrgica finalizada com barra para adaptação da prótese


Prótese instalada


Sorriso da paciente


____________________________________________________________________


MISSÃO
Odontologia TM tem o objetivo de agregar, discutir, difundir tópicos acerca de temas de Reabilitação Oral - Periodontia e Implantodontia. Este blog não se responsabiliza por mensagens de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.