terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Lentes de Contato - Algumas Perguntas

Mês passado um cantor mostrou em sua rede social, seus dentes após a remoção de suas lentes de contato. Muitos clientes possuem dúvidas relacionadas às famosas lentes e abaixo, reproduzimos as perguntas mais frequentes.





O que é a lente de contato?

Também conhecidas por laminados cerâmicos, são pequenos fragmentos de cerâmicas que variam em espessura de cerca de 0,2 mm a 0,4 mm. São colocadas nos dentes para deixá-los mais belos e corrigir pequenas alterações de anatomia e função.

Como é feito?

O primeiro passo, e provavelmente o mais importante, é o correto diagnóstico do caso e consequente planejamento sobre o tipo de trabalho que será feito. A analogia mais adequada seria a de construção de uma casa com um projeto feito com muito cuidado ANTES da construção. Imagine construir uma casa sem projeto... Após aprovação de uma "maquete", o dentista realiza muitas vezes, um pequeno desgaste no dente. Depois, existe uma moldagem para envio ao laboratório, que desenvolverá o projeto aprovado previamente. Assim que as peças ficam prontas, o dentista colará, de uma maneira muito especial, as cerâmicas nos dentes. Em geral são poucas sessões, mas com muitas horas de duração. Uma pequena maratona.

Qualquer um pode fazer?

Como para qualquer coisa na vida, o procedimento não é indicado para todos. Dentes amarelados, bruxismo ativo, mau posicionamento importante dos dentes, são apenas algumas das contra-indicações. Como sempre, cada caso deverá ser avaliado, em uma bem feita consulta. Olhadinhas rápidas, definitivamente levarão ao fracasso do tratamento.

Qual a durabilidade?

Pode durar até 10 anos ou um pouco menos, dependendo dos cuidados do paciente. O ideal é realizar visitas anuais ou semestrais ao CD para checar e fazer a manutenção. Faz parte do trabalho. Na vida, somente a certeza de morrer e pagar impostos é a que existe. O resto tem durabilidade prevista. Deve-se cuidar para durar o máximo possível.

São seguras?

Quando bem indicadas, são muito seguras e extremamente satisfatórias. Porém, caso contrário, pode gerar, como qualquer procedimento, complicações. Exemplo 1: lente com contorno grosso poderá deixar o dente com um degrau que favorecerá o acúmulo de bactérias podendo levar a cáries, gengivites e outros danos maiores. Exemplo 2 e que serve para qualquer procedimento de restauração em odontologia: cuidados profissionais rotineiros são extremamente importantes para evitar que danos (que sempre se iniciam pequenos) fiquem grandes, caros e dolorosos. Sem a consciência de acompanhamento regular com o dentista, quase todo tratamento tenderá a falhar mais rápido. A prevenção sempre será o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.