quinta-feira, 13 de junho de 2019

IMPLANTODONTIA: Estudo revela tendência em substituir dentes saudáveis por implantes


Photo by Peter Kasprzyk on Unsplash


Um importante estudo publicado pela Universidade de Harvard em conjunto com o Ramban Health Center de Israel, mostra que há uma tendência cada vez maior em substituir dentes SAUDÁVEIS ou RECUPERÁVEIS por implantes dentários. Para tal conclusão, foram feitos acompanhamentos de mais de 15 anos em sistemática revisão da literatura científica comparando a sobrevivência de implantes dentários e de dentes naturais tratados e mantidos de maneira adequada. Durante tal acompanhamento, foi observada a perda de até 13% dos dentes naturais e 33% dos implantes. 

Em janeiro de 2019, o trabalho publicado no Journal of Dental Research, confirmou que dentes legítimos, mesmo com tratamento de canal ou gengival, excedem a expectativa de vida dos implantes. Em acompanhamento de 10 anos, os pesquisadores afirmam que existe realmente essa tendência à extração de dentes legítimos para a colocação de implantes e concluem que além de não ser uma intervenção simples ela não é ética.


O tratamento com implantes (são cerca de 800 mil implantes instalados por ano no Brasil) é excelente mas, assim como qualquer outro, precisa ter a indicação correta. Ainda, assim como qualquer tratamento, tanto a recuperação dos dentes naturais, quanto os implantes necessitam de criterioso acompanhamento para a melhor longevidade do caso, e isto precisa ficar muito claro ao paciente.

Sempre que possível, preserve sua dentição natural!! Consulte seu periodontista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.