sexta-feira, 11 de maio de 2018

"Limpeza" Periódica Odontológica



Cuidados de higiene bucal pessoal são fundamentais para auxílio da saúde bucal, mas não são suficientes pois os objetos e técnicas caseiras não possuem alcance tão profundo quanto no consultório. Além do mais, o profissional, junto com a “limpeza”, fará uma consulta para observar o estado de saúde bucal geral e prevenir até doenças mais graves como câncer de boca.

"Limpeza dental" é o nome popular para a terapia de suporte periodontal e profilaxia dental (resumida em consultório como TPS) e pode até ser chamado de limpeza, mas por trás da simples palavra existem décadas de pesquisas e grande complexidade em uma TPS bem feita.

Como é realizada a TPS (ou mesmo rotina) no consultório?

Fora a consulta onde se avalia dentes, oclusão, gengivas, mucosas, em suma todo o aparelho estomatognático, a TPS em si se procede da seguinte maneira:

Remoção do Cálculo dental (tártaro)

Também conhecido como tártaro, é uma estrutura dura podendo ser amarelada ou escurecida que vai se acumulando na superfície dos dentes e afeta a gengiva e o osso que sustenta o dente, quando não removido. Em longo prazo pode levar a graves situações e deve ser eliminado sempre.

A retirada do cálculo, juntamente com o polimento, é feita através de técnicas e instrumentais específicos em toda a arcada dental.

Na mesma sessão ainda, há a profilaxia coronária dental feita através de escovas especiais rotatórias, pastas diamantadas e fluoretadas (também com outros componentes remineralizadores como ACP) que através das recentes técnicas alcançam os pontos mais profundos de todo o conjunto dentário.

Saiba que além de auxiliar na prevenção de problemas gengivais, a TPS regular também consegue prolongar o polimento das restaurações (de resina, amálgama e cerâmicas) o que leva a um aumento da durabilidade do tratamento restaurador devido a diminuição da retenção de placa sobre as superfícies.

Qual a periodicidade ideal para realizar a TPS?
Generalizando, a cada seis meses, mas alguns casos requerem consultas mais frequentes como pacientes que possuem doenças gengivais, algumas condições de saúde específicas (por exemplo diabetes) ou usuários de aparelhos ortodônticos. Somente com a avaliação o dentista poderá adequar o período ideal para cada perfil de paciente.

Cuide de sua saúde bucal. Previna-se e vá periodicamente ao seu especialista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.