quarta-feira, 3 de junho de 2015

PESQUISA IBGE - SAÚDE ORAL

   
                                 
https://openclipart.org/detail/154771/kiss-me


      Recentemente divulgado pelo IBGE e ontem replicado no Jornal Nacional uma já esperada e alarmante pesquisa sobre alguns parâmetros de saúde bucal no Brasil. Os dados e suas derivações são:
       Quase 75% dos atendimentos odontológicos foram relizados em clínicas particulares. Tal dado mostra a inacessibilidade (não vamos avaliar os motivos) da rede pública à população. Considerando o próximo dado onde apenas 44% da população foram ao dentista no último ano, temos que mais de 110 milhões de pessoas (!!!!!!!!) não foram avaliadas (sequer tratadas) por um dentista ano passado. Lembrando, em condições propícias, patologias bucais podem ser iniciadas em menos de 24h e muitas de tais doenças não regridem sem uma intervenção profissional, pelo contrário, tendem a evoluir.
      Uma das sequelas mais visíveis da falta de tratamento odontológico é o desdentamento (a perda de dentes), e a pesquisa mostrou que 11% da população adulta já perderam TODOS os dentes (16 milhões de indivíduos) sendo 13,3% de mulheres e 8,4% de homens. Em relação a faixa etária mais de 40% das pessoas com 60 anos ou mais já perderam TODOS os dentes. Em odontologia, importantes nomes consideram a pessoa que não tem dentes, inválidos orais (no sentido que não conseguem ter função mastigatória adequada) que certamente sofrerão todas as consequências da condição, como nutrição com tendência a ser pior, restrição social, entre outras.
       Enfim, a pesquisa mais uma vez, ratifica o título do país de desdentados de nossa nação, mesmo sabendo da grande quantidade de dentistas que por aqui trabalham. É uma falta, infelizmente, de cultura geral. Hoje o acesso ao tratamento odontológico está maior na rede privada e as condições para os honorários estão muito mais adequadas à realidade econômica atual com parcelamentos e planejamento segmentado por prioridades. Tem que se atentar que não existe tratamento que seja ao mesmo tempo rápido, bom e barato, isto é perigoso. Procure um cirurgião-dentista de confiança! Pesquise outras pessoas que passaram por tratamento no profissional escolhido! Verifique sua formação de base e suas qualificações pós-graduação! Proteja sua saúde bucal, não é só estética (apesar da grande importância mental da mesma), É SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA!

     Estamos à disposição em no centro de PASSOS - MG (Consultório de Odontologia TM). Veja em localização e CUIDE-SE (ninguém pode fazer isto em seu lugar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.