PARA FAZER CLAREAMENTO
Mais um artigo da série enviada pelo colega Ribeiro em seu livro de Motivos para ir ao Dentista. Aproveite e tire suas dúvidas.
Junto com os implantes, tratamentos ortodônticos e odontogeriatria, os tratamentos para clarear os dentes são uma das maiores novidades, principalmente após as descobertas de aplicação dos raios laser para esta função e por estarem relacionados à melhora da estética do sorriso, a vontade máxima da maioria dos pacientes que procuram espontaneamente os consultórios dentários. Praticados há décadas, talvez séculos, as tentativas de clareamento já passaram por diferentes métodos com o mesmo objetivo: embelezar os dentes. Foram ou são usados: pastas, discos, lixas, brocas, ácidos, líquidos, gel, corrente elétrica, fibra ótica, fotopolimerizadores e agora os aparelhos para emissão de raios laser. Desde a fase do uso do gel, os resultados tem sido animadores levando muitos clientes a buscarem uma melhora de sua aparência, pelo clareamento de seus dentes.
Antes de escolher o método é importante saber o que causa o escurecimento dos dentes: o primeiro deles é o próprio envelhecimento, em segundo, a higienização deficiente, terceiro, o hábito de fumar, quarto, a dependência de bebidas alcoólicas, depois o uso habitual ou vício de balas, chicletes, doces e outros coloridos artificialmente, que alteram, com o tempo, a pigmentação da superfície do esmalte dos dentes. Sem combater o agente causador do escurecimento, o clareamento será sempre um paliativo temporário. Ao submeter-se a um método de clareamento, procure, junto com seu Dentista, identificar o que levou ao escurecimento e faça uma campanha sistemática de combate a este causador, não só para manter, por um tempo maior, seus dentes mais brancos, mas principalmente para melhorar sua saúde como um todo, o que em muito irá colaborar para melhora da moldura e suporte de seu sorriso: seu corpo. Os tratamentos de clareamento em si são simples e consistem, basicamente, na aplicação de agentes branqueadores, por diversos métodos, uns mais caros, outros nem tanto. Seu Dentista o orientará para o mais conveniente no seu caso, em função da origem do escurecimento e de sua disponibilidade de gastos para este fim.
A grande vantagem da maioria dos métodos modernos é sua rapidez e eficiência. Alguns têm todo o processo concluído em torno de duas horas para a boca toda, outros fazem em duas ou três sessões de meia hora, com resultados visíveis imediatamente após o encerramento do processo. Ter os dentes mais brancos por qualquer método, mesmo que obtida por uma simples profilaxia, é sempre um incentivo a uma melhor higienização pela tendência natural do ser humano em conservar melhor o que está limpo e relaxar no que está descuidado ou sujo. Em qualquer hipótese, não esqueça que dentes brancos não são garantia de longevidade, porque se não acontecer a correta higienização na área subgengival, esta poderá acumular placa, formar tártaro, gerar doença periodontal e, finalmente, o afrouxamento e perda dos dentes, mesmo os branquinhos, bonitos e sem cáries.
Se tiver desejo de uma melhor aparência através do clareamento dos dentes, consulte seu Dentista e peça um plano de tratamento envolvendo clareamento e manutenção controlada. Muitos Dentistas trabalham com mais de um método de clareamento. Informe-se quais os utilizados por seu Dentista, pergunte por valores, inclusive dos métodos que ele não utiliza, e faça comparações. Mesmo que você se trate com um Dentista que não use o método do laser e seja sua vontade fazê-lo, não deixe de comentar com ele, para que lhe indique um profissional de confiança para realizá-lo e para você não ter constrangimento de visitá-lo em necessidade e ele vir a perceber que algo foi feito. Inclusive para que ele faça o adequado acompanhamento de manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.