quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nova Série - Odontologia "Paralela"

       É com grande satisfação e certeza do auxílio a todos os colegas e pacientes, que o presente blog, inicia a partir deste mês a série: Odontologia "Paralela ". O termo, bem verdade um pouco irônico, serve para representar casos de iatrogenia (que algumas vezes até se parecem com má fé) recebidos em nossa clínica. Infelizmente, é bem verdade, muitos colegas e laboratórios protéticos não seguem as normas e os trabalhos publicados nas revistas de alto impacto, que deveriam nortear os procedimentos e condutas terapêuticas na odontologia. Tal negligência acaba por gerar um elenco, quase um atlas, de iatrogenia e suas nefastas consequencias.
       Na medida do possível, tentaremos correlacionar as sequelas advindas de tais atos. O intuito de tal série é alertar a comunidade e os pacientes para que todos possamos exercer tão bela arte com ciência, apoiado em alicerces fisiológicos na busca do melhor resultado possível. Tentaremos, nas postagens de Odontologia "Paralela" ter o maior poder de síntese possível, muitas vezes somente com uma imagem e poucas palavras, onde pacientes e dentistas poderão discutir ou simplesmente refletir. Aproveite, discuta, e que toda a classe possa, junto, crescer baseado em ciência com resultados favoráveis de longo prazo, aceitando indicações e limitações (contra-indicações idem) de cada caso. Muitas "invenções" não documentadas serão apresentadas.... saibamos exercer ciência, somente.

Como primeiras ilustrações da série, dois casos de imediato:

1) Vista inferior de prótese protocolo inferior - Como criar nichos de acúmulo bacteriano para favorecer a periimplantite! Observar concavidades generalizadas.


2) Como criar nichos sob a coroa do 27 para fechar espaço anodôntico e destruir o próprio elemento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.