segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Série Motivos para ir ao Dentista:


PARA AVALIAR RECESSÃO GENGIVAL


 Seguindo a série Motivos para visitar Seu Dentista hoje apresentamos, por sugestão do colega e escritor :
RIBEIRO, AI - 100 Motivos para ir ao Dentista - ODONTEX, a avaliação da Recessão Gengival. Aproveite e tire suas dúvidas com seus periodontista.


Popularmente conhecida como retração da gengiva é decorrente da perda de osso que está logo abaixo da gengiva para ajudar na sustentação dos dentes, provocando um recuo de sua posição original. Pode estar relacionada à má higiene com conseqüente inflamação subgengival, que provoca a reabsorção do osso, por escovação muito intensa ou por escovas muito duras e ásperas, hábito de escovação exclusivamente horizontal, gengiva muito fina e pouco resistente, restaurações no colo do dente (região próxima de onde se insere a gengiva) ou trauma oclusal (pressão que lesa os tecidos dentários).
Naturalmente irreversível e com poucas chances corretivas, sendo enxertos de gengiva e preenchimento do espaço onde se encontrava o osso, as tentativas mais usuais. Nos casos em que a recessão está em fase de processamento por má higiene ou inflamação, a correção destes pode levar a um reposicionamento mais satisfatório da gengiva, se a doença não tiver atingido a fase avançada. A melhor alternativa é a prevenção ou tratamento na fase inicial da doença, antes que ela entre em processo irreversível.
Para isto é importante um acompanhamento em espaços de tempo nunca superiores a seis meses às pessoas com predisposição ao problema, que pode ser detectado pela constante presença de placa bacteriana decorrente de higienização inadequada ou insuficiente. Não só os com história de perda dos dentes nos pais, por motivo de doença periodontal, mas também todos que não têm o hábito regular da escovação de três a quatro vezes ao dia, com uma incluindo o fio dental, devem impor-se um controle rígido de placa bacteriana a partir dos trinta anos, visando evitar a perda precoce de alguns, ou de todos os dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.