quarta-feira, 25 de maio de 2011

Prêmio Merecido

Prêmio Merecido

O Professor Per-Ingvar Brånemak recebeu, merecidamente, o prêmio Inventor Europeu 2011 na categoria "Lifetime Achievement".


Com a descoberta de que o titânio é bem aceito pelo organismo humano, o ortopedista Brånemark revolucionou o campo da tecnologia em implantes.


Per-Ingvar Brånemark

Em 1952, Brånemark iniciou suas pesquisas que consistiam em inserir uma câmera filmadora através de uma câmara de titânio em tíbias de coelho para estudos de células da medula óssea in vivo. Após o experimento, ele percebeu que as câmaras de titânio haviam se unido ao osso de uma maneira bastante forte e saudável. Nascia aí, o fenômeno da osseointegração que até agora já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas.
Á época (década de 60), junto com o professor, a empresa Nobel Pharma, hoje Nobel Biocare lançou a primeira linha de implantes para uso comercial (com todas as aprovações dos órgãos competentes). Atualmente a empresa possui quase 35% do comércio mundial de implantes dentais, com mais de 2200 empregados e teve em 2009 um lucro estimado em quase 600 milhões de euros. Enfim, a odontologia, pode ser hoje, graças ao professor Brånemark, ser dividida em antes e pós osseointegração.
    Os implantes de titânio representam o método padrão em implantodontia com impressionantes taxas de sucesso de mais de 95%.
    O impacto de sua descoberta naturalmente já rompeu a barreira da saúde oral e desde a década de 70 já vem substituindo, em aplicações de próteses buco-maxilo-facial, orelhas, olhos e narizes perdidos devido a tumores, traumas ou defeitos congênitos.
    Na década de 80, o professor iniciou os estudos à aplicação de seus método para fins ortopédicos. Campo este, atualmente explorados pelo seu filho Rickard, com intuito de servirem de ancoragem fixa para próteses de braços e pernas.
    P.S.: Per-Ingvar Brånemark também já foi indicado em outra oportunidades ao Nobel de medicina. Para maiores informações sobre o inestimável trabalho do professor sueco, entre no link abaixo, aqui mesmo em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.