terça-feira, 10 de agosto de 2010

Mais uma razão para estar em forma - Dentes e gengivas saudáveis

Segundo boletim da Academia Americana de Periodontia, trabalho mostra que controle do peso e condicionamento físico pode reduzir risco de doenças gengivais severas.




     Chicago – 9 de agosto de 2010 – As complicações de saúde devido ao sobrepeso, como risco aumentado para problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2 e certos tipos de cânceres são há muito tempo reconhecidos. Os profissionais da saúde geralmente pedem para que os pacientes cuidem de seu peso e tentem praticar exercícios físicos todos os dias para alcançar e manter uma saúde geral adequada. Agora, os pesquisadores descobriram que a saúde em dia também pode ser correlacionada com dentes e gengivas saudáveis.
     Em um estudo publicado no Journal of Periodontology (conceituada publicação científica), pesquisadores concluíram que as pessoas que mantém o peso ideal e altos níveis de condicionamento físico possuem uma menor incidência de periodontite severa. Através do IMC (índice de massa corpórea) e percentual de gordura como dados para controle do peso e VO2máx (volume de consumo de oxigênio) como medida para condicionamento físico, os pesquisadores compararam as pessoas pesquisadas com os resultados dos exames periodontais. As pessoas com menores IMC e mais altos níveis de condicionamento físico possuem as menores taxas de periodontites severas.
     Peridontite ou doença gengival, é uma inflamação crônica que afeta os tecidos ósseo e epitelial que apóiam e envolvem os dentes. Tal doença é a causa principal de perda dentária em adultos, e pesquisadores têm mostrado que pode ser geralmente associada com outras doenças sistêmicas, como patologias cardiovasculares, diabetes e atrite reumatóide.
   Segundo Samuel Low, presidente da AAP, as pesquisas continuam mostrando que a saúde geral e bucal estão unidas e não podem ser dissociadas. Ainda, neste último trabalho específico, vê-se que a manutenção do peso e o condicionamento físico contribuem, além da saúde geral, também para a saúde bucal. 
   Dr. Low também enfatiza a importância do cuidado periodontal especializado e das medidas caseiras de prevenção (escovação e fio dental). Para saber mais, consulte seu especialista. As doenças gengivais, são geralmente assintomáticas em seus estágios iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.