quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cirurgia Plástica Periodontal - Caso Clínico

    Segundo a American Academy of Periodontology, Cirurgia Plástica Periodontal (CPP) é o termo utilizado para o conjunto de procedimentos realizados para prevenir ou corrigir defeitos anatômicos, traumáticos ou de seqüelas de doenças da gengiva (periodonto), mucosa alveolar ou osso correspondente. 
   Uma das maiores causas de procura do consultório do periodontista é para a correção de defeitos gengivais do tipo retração gengival (onde os dentes parecem estar maiores que o normal, com suas raízes expostas) que além do problema estético, pode levar a situações de sensibilidade dental e perda da proteção da raiz gerando conseqüências ao aparato de sustentação do dente envolvido.
   Para tanto, uma avaliação do periodontista que pratica técnicas de CPP é fundamental para classificar o tipo de recessão (ou retração) gengival, e deste modo poder indicar o procedimento necessário à Terapia de Recobrimento Radicular (TRR) e suas probabilidades de sucesso em cada caso.
   No caso abaixo mostrado, uma paciente de 28 anos apresentou-se para clareamento dental, entretanto possuía grande sensibilidade dental em decorrência de importantes recessões (Classe II de Miller) e também  mostrou queixa estética provocada pela exposição das raízes em seu sorriso. Após avaliação optou-se por TRR para melhoria de sua parte estética, proteção e diminuição da sensibilidade dental para conforto e possibilitar futuro clareamento dental com mais segurança. Especificamente neste caso, utilizou-se a técnica de recobrimento com enxerto livre de tecido conjuntivo subepitelial interposto associado a técnica de Zuchelli e De Sanctis e a tunelização de retalho em parte do procedimento.

Canino direito superior e premolares no dia da avaliação inicial


Três meses de pós-operatório, recobrimento satisfatório e fim da sensibilidade

Para maiores detalhes, procure seu periodontista, discuta seu caso, veja as possibilidades e sorria com segurança e conforto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.