domingo, 20 de junho de 2010

Artigo British Medical Journal mostra relação entre Higiene Oral e Doenças Cardiovasculares

   Recebi este resumo do site exposto no link acima em que mostra a importância de uma higiente oral eficiente e freqüente. É interessante notar que tal trabalho, que corrobora tantos outros, possui uma grande amostra (n) e contou com controle das variáveis para melhor isolar o fator causal do problema pesquisado.
   Segundo outras fontes como o site da American Academy of Periodontology, diversas patologias sistêmicas possuem seus cursos influenciados (entre outros) pelo nível de saúde oral. E em todas as situações, a causa geralmente se restringe a uma microbiota mais virulenta que o usual, levando a uma inflamação crônica, bacteremias mais freqüentes e várias cadeias de eventos. 
   Ainda, muitas destas patologias periodontais possuem poucos sinais e sintomas (silenciosas) e apesar da alta prevalência (acima de 40% segundo alguns trabalhos), baixo nível de procura é o que ocorre na prática clínica. Descubra se você é portador de algum problema periodontal, procure seu especialista e proteja sua saúde!


"Não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares, segundo artigo do BMJ

Não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares, segundo artigo do BMJ
Uma pesquisa publicada no British Medical Journal, através dos dados da pesquisa Scottish Health, aponta que deixar de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em 70% o risco para doenças cardiovasculares.
A pesquisa envolveu 11.869 adultos com idade média de 50 anos, avaliou os hábitos de higiene oral e as doenças cardíacas. O coordenador do estudo, Cesar de Oliveira (pesquisador em epidemiologia e saúde pública da University College London), e colaboradores seguiram os pacientes por cerca de oito anos.
Os pacientes que não escovavam os dentes pelo menos duas vezes ao dia tendiam a ser homens mais idosos, fumantes e que tinham outros quadros como diabeteshipertensão arterial ou obesidade. Após o ajuste destas variáveis e no grupo socioeconômico, foi observado que a higiene bucal deficiente está associada ao risco aumentado para doenças cardiovasculares.
Os pesquisadores acreditam que a inflamação (assim como em outros trabalhos semelhantes) seja um mecanismo envolvido na causa do problema. A resposta do organismo à inflamação crônica é um fator de risco para doença cardíaca. A doença periodontal é uma das infecções crônicas mais comuns e está associada a uma resposta inflamatória sistêmica moderada. Além do mais, a resposta sistêmica pode ser mais ou menos pronunciada dependendo do problema oral.
Em outra parte do estudo, os pesquisadores avaliaram amostras sanguíneas de 4.830 participantes para dois marcadores inflamatório (proteína C reativa) e de coagulação (fibrinogênio). Foi encontrada forte associação entre a higiene oral deficiente e os altos níveis destes marcadores, sugerindo que a inflamação seja uma possível causa para a associação entre saúde bucal e cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.