sexta-feira, 28 de maio de 2010

Cirurgia Guiada

   Alguns pacientes e colegas têm nos perguntado sobre este recente avanço na odontologia que é a cirurgia guiada ou cirurgia virtual ou sem incisões clássicas. Sucintamente descrevemos abaixo o conceito geral da mesma, que é um procedimento novo mas bastante interessante a certos grupos de pacientes.
   Cirurgia Guiada é uma técnica de instalação de implantes realizada com auxílio de um programa de computador e um guia cirúrgico de alta precisão da seguinte maneira:
   Inicialmente o paciente passará pelo implantodontista credenciado na técnica que confeccionará um guia, com os dentes ausentes, que será utilizado para o exame de imagem. Em seguida o paciente realiza um exame tomográfico específico em uma clínica radiológica credenciada para o procedimento. De posse dos exames, o implantodontista realiza o planejamento invertido (sempre a prótese primeiro para se planejar as posições ideais e possíveis dos implantes) segundo as necessidades de cada caso (se o procedimento é possível, quantos implantes e localização praticamente exata dos mesmos). Feito todo o planejamento virtual, um arquivo de computador é criado e enviado a um laboratório de prototipagem médica que confeccionará através de estereolitografia (ou outras técnicas) um guia cirúrgico que irá se adaptar no paciente, onde em tal guia possui precisas perfurações que farão que o implante entre no local mais exato possível segundo o planejamento prévio. Tal condição permite que o implantodontista dispense o uso de incisões para exposição do osso para enxergar onde está fazendo a perfuração para instalação de um implante (método convencional). Este tipo de procedimento traz como vantagens, um melhor pós-operatório ao paciente (pois não há incisão, descolamento de retalho e sutura) e uma cirurgia muito mais veloz, auxiliando a recuperação e diminuindo a ansiedade trans-cirúrgica.
   Este vídeo didaticamente o procedimento cirúrgico após todo o planejamento. Repare que após a retirada do mesmo, notamos a ausência de incisões lineares, descolamentos e suturas. Ainda, mostra que como o planejamento é todo feito antes e de maneira precisa, pode-se até, se indicado, confeccionar a prótese (também antes) para instalação logo após a cirurgia. Vídeo extraído da empresa www.nobelbiocare.com



   Este link mostra um vídeo sobre a confeção de protótipos. Prototipagem biomédica é o processo que constrói modelos reais (ou físicos) da partes da anatomia humana baseado em exames de imagem de cada paciente (tomografias computadorizadas). Tais peças, por serem de exames reais, são protótipos que representam de maneira bastante fiel a estrutura anatômica impressa.



Descubra mais, fale com seu especialista credenciado na técnica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.