segunda-feira, 19 de abril de 2010

Clareamento "In Office" e LASER para Dessensibilização Dentinária

      Paciente do gênero feminino, leucoderma, 30 anos, procurou o consultório para clareamento em uma sessão. Apesar de não haver mais nada digno de nota em sua história oral a paciente era portadora de grande hipersensibilidade dentinária e ainda assim, por ser empresária, desejou o clareamento de maneira mais rápida possível mesmo tendo sido desaconselhada para o clareamento em consultório. Para tanto, neste caso de clareamento (realizado em 2005) pelos CDs Thales Piantino e Márcio de Menezes, foi utilizado um LASER de baixa potência aplicado dente a dente em seu modo infra-vermelho (para estímulo da formação de dentina e dessensibilização) para que a paciente pudesse suportar com maior conforto o clareamento em uma sessão.
     Após a dessensibilização (que nesta paciente foi condição sine qua non para o tratamento) bem sucedida, foi realizado clareamento dental de consultório com produto Whiteness HP 35% e catalisado por LED e LASER simultâneo para manutenção da dessensibilização. Findo o procedimento, a paciente já estava com leve sensibilidade, entretanto foi conseguido o clareamento de A3,5 (caninos) e A2 para A1(caninos) e B1  na escala vita. A paciente voltou após um ano para rotina onde notamos a manutenção do resultado e ausência de hipersensibilidade dentinária.
     Concluímos neste caso, que com os recursos à época, o uso do LASER (e LED) de baixa potência para clareamento dental foi bastante efetivo, inclusive tornando a paciente de contra-indicada a indicada a realizar o procedimento no consultório.

                                                      Foto prévia mostrando a escala de cor

                Foto após um ano de clareamento mostrando a manutenção do resultado para este caso

PS: este foi um dos casos apresentados na Jornada de Odontologia da USP - Ribeirão Preto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.