sábado, 20 de março de 2010

Selantes Odontológicos

Selantes de Fóssulas e Fissuras




     Os selantes são materiais resinosos transparentes, brancos ou matizados que são usados para cobrir as superfícies rugosas dos dentes posteriores (pré-molares e molares) em sua face mastigatória, promovendo a sua proteção. O selante age como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se.
     Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas: pequenas ranhuras e depressões onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar.  A cerda de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras. Formando uma película protetora, os selantes protegem o dente dos restos alimentares e da placa bacteriana, diminuindo, assim, o risco de cárie.
     As crianças com alto risco à cárie são as maiores beneficiadas com a aplicação dos selantes. Os selantes devem ser aplicados em seus dentes, especialmente naqueles recém-erupcionados. Os selantes não necessitam serem aplicados nas pessoas de baixo risco de cárie, com dentes que tenham sulcos e fóssulas rasas, o que permite fácil limpeza. Para ser feita a aplicação do selante, é necessário que a superfície do dente esteja limpa e seca e, portanto, o paciente deve ser colaborador.
     O procedimento é rápido e simples de se fazer e leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado. Primeiro, o dente que vai ser selado deve ser limpo, através de uma rigorosa profilaxia e depois, sua superfície rugosa é preparada através de um ácido (sem desgaste algum) e o selante é aplicado, ficando aderido à superfície rugosa do dente.
     O selante pode ser aplicado em pacientes adolescentes ou adultos desde que o paciente apresente risco de cárie, ou seja, presença de placa cariogênica, consuma guloseimas fora dos horários das refeições principais, esteja consumindo medicamentos que diminuam o fluxo salivar ou apresente mancha pré-cariosa nos sulcos e nas fissuras. Durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de verificação periódica durante as visitas de retorno assim, o dentista determinará se a reaplicação é necessária. Na maior parte das vezes, para os adultos, os selantes são desnecessários devido a diversos fatores e principalmente se houver uma rotina de manutenção odontológica por parte dos pacientes.

Pergunte ao seu dentista se você e seu filho podem se beneficiar com a aplicação de selantes em seus dentes posteriores.


Referência: REVISTA DA APCD V. 48, Nº 5, SET./OUT. 1994. Vit
or Gomes Pinto; Saúde Bucal Coletica; 4º edição; Santos, livraria editora; 2000.


Dente com fóssulas profundas e sem selante


Dente com selante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.