De maneira geral gengiva é o tecido que recobre todo o aparelho de sustentação dos dentes e confere proteção para as raízes dos dentes. Quando nos referimos a estética gengival (ou periodontal) estamos nos referindo à "moldura" da estética dental que é necessária para um sorriso modelo. Para tanto, o especialista em periodontia pode lançar mão de diversos recursos de tratamento. Atualmente, segundo o
World Workshop in Periodontics, o profissional especialista dispõe de diversas técnicas denominadas de Cirurgia Plástica Periodontal que são procedimentos cirúrgicos realizados para prevenir ou corrigir defeitos da gengiva, mucosa alveolar ou osso causados por fatores anatômicos, de desenvolvimento ou traumáticos. São tais os procedimentos:
- Aumento de rebordo desdentado
- Remoção do freio com inserção anômala
- Aumento da faixa de tecido queratinizado (gengiva)
- Cobertura radicular (raízes expostas)
- Correção dos defeitos periimplantares
- Aumento de coroa clínica (para próteses, cáries sub-gengivais e sorrisos gengivais em alguns casos)
- Correções de pigmentações gengivais
- Reconstrução de papilas dentais.
O objetivo deste arsenal de procedimentos é em suma, devolver ao paciente, dentro dos limites das variadas técnicas, simetria, cor, forma, contorno, textura, consistência e posição normais da gengiva.
No caso abaixo demonstrado, a paciente se apresentou com queixa de ter o sorriso com exposição exagerada de gengiva e após os exames necessários, optou-se por realizar uma gengivectomia (aumento de coroa clínica) para melhora do tamanho de seus dentes naturais, harmonizando de maneira mais adequada a estética do sorriso no caso.
Foto inicial: paciente não gostava do tamanho de seus caninos e dentes laterais;
Foto imediatamente após a cirurgia: harmonização do tamanho entre os dentes
Foto com duas semanas após a cirurgia: Resultado final satisfatório à paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.