![]() |
https://pixabay.com/users/oswaldoruiz-3225066/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=1639683 |
Em estudo realizado pela University Clinic of Dental Medicine, de Genebra, Suíça, procurou-se saber a efetividade da manutenção da saúde periodontal (gengival) em pacientes previamente tratados e que acompanhavam com regularidade as visitas periódicas (para terapia de apoio) ao periodontista em consultório privado.
Para tal pesquisa, cem pacientes foram tratados de doenças periodontais prévias e acompanhados por no mínimo dois anos. Na média os exames foram feitos com acompanhamento de 18 anos onde pouco mais de 90% dos pacientes tinham diagnóstico inicial de periodontite crônica e 9% de periodontite agressiva. A média de idade era de 46 anos com média de 26 dentes presentes por paciente. Dos 2549 dentes presentes no início do estudo, apenas 283 foram perdidos e metade eram molares. A prevalência das sondagens reduziu significativa e principalmente para os pacientes que tiveram acompanhamento mais próximo, com menor número de faltas. Outros fatores como tabagismo e questões sistêmicas influenciaram negativamente o acompanhamento.
A conclusão, esperada e mais uma vez documentada, mostra que a doença periodontal (gengival) e a perda dentária pode ser bem controlada se os pacientes passarem por cuidados preventivos pós tratamento ao longo dos anos.
Referência: Journal of Clinical Periodontology, Vol. 46, Issue 9. Pages 918-926 em https://doi.org/10.1111/jcpe.13165
Cuide-se, procure seu periodontista e tenha seus dentes de maneira mais longeva!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião que, na medida do possível, tentaremos respondê-la.